(51) 991140036  pomartec@pomartec.agr.br

Planejamento é fundamental para sucesso da fruticultura

A viabilidade, em qualquer empreendimento na fruticultura, está diretamente ligada ao controle dos custos e ao manejo adequado, enquanto se faz todo o possível para ter um pomar bem formado, com regularidade produtiva.

No início de cada ciclo, um plano de atividades (planejamento do manejo) e um plano de despesas são bem definidos. Mas, à medida que o ciclo se desenrola, muitos imprevistos acontecem: gasta-se mais do que o previsto, as variáveis climáticas se alteram, pode aumentar o uso de insumos, entre outros problemas comuns, que algumas vezes podem até frustrar a expectativa de colheita.

As plataformas tecnológicas de gestão agrícola são pensadas exatamente para permitir que o produtor mantenha o olho nos seus resultados durante todo o ciclo produtivo, desde a gestão operacional do manejo até a colheita, o processamento e o armazenamento.

É exatamente aí que a Pomartec se enquadra, por ser uma plataforma de ferramentas para agricultura de precisão voltada para a fruticultura. A empresa vem ajudando a diversos produtores e empresas a melhorarem os seus resultados no campo e no packing house.

A plataforma possibilita a gestão total dos processos agrícolas, desde o planejamento dos ciclos produtivos, monitoramento e gestão em tempo real da realização no campo, até o produto final, embalado e pronto para atender o seu mercado alvo, seja interno ou externo.

Gestão de campo

Com a Pomartec, você consegue obter excelência operacional na fruticultura, com as ferramentas para planejamento de manejo, gestão operacional e monitoramento integrado de campo.

ð Mão de obra: este é um ponto muito importante. A mão de obra chega a representar até 65% do custo de produção da uva de mesa, por exemplo. E por isso, quanto mais ajustados e eficientes estejam os processos, maior a eficiência e rendimento das equipes, o que resulta em maior rentabilidade no final do processo.

ð Gestão de pulverizações e fertirrigações: poder planejar e executar da melhor forma as aplicações dos insumos é fundamental para o equilíbrio e qualidade da safra. Saber por exemplo, se o produto aplicado está no prazo de validade, se está respeitando o prazo de carência pra uma determinada cultura, se as dosagens estão em conformidade com a bula e legislações, tudo isso é medido e exigido nas certificações para exportação de frutas. E a Pomartec vem resolvendo de forma muito eficiente essas dores dos produtores de frutas da região do Vale do São Francisco.

ð Agrometeorologia: a plataforma conta com ferramentas de previsão de chuva, radiação solar, temperaturas, balanço hídrico. Soluções com mapas dinâmicos com detalhes das suas áreas produtivas.

ð Gestão de Estoque: uma das funções da plataforma é possibilitar o controle integrado do estoque dos insumos (defensivos e fertilizantes, produtos gerais), além de gerenciar a validade dos produtos. Para muitas culturas, além da gestão da movimentação dos produtos nos almoxarifados, é importante contar com um sistema que gere requisições bem estruturadas para a aplicação de produtos e que já sirvam como base de informações para a certificação da produção.

ð Monitoramento de campo: o mercado está cada vez mais exigente quanto aos controles sanitários e à qualidade das frutas que chegam aos seus destinos, seja mercado interno ou externo. O Monitoramento Integrado de Pragas (MIP), do uso de defensivos e de fertilizantes, é muito importante, mas na cadeia de produção de frutas os agricultores podem, também, via plataforma Pomartec, monitorar e avaliar indicadores quanti e qualitativos, como a qualidade da fruta (calibre, ocorrência de defeitos e coloração da epiderme, Brix), a produtividade comparada das áreas, os resíduos de pesticidas e as características de conservação das frutas.

ð Packing House: esta ferramenta permite total gestão dos processos agroindustriais, que vai desde o recebimento da fruta, classificação e pesagem, até o embalamento da fruta e estoque na câmara fria.


Produção de uva de mesa e manga

Planeje, execute e avalie os processos

Planeje cada etapa dos ciclos/safra;

Construa as suas métricas de metas para a mão de obra;

Monitore e mensure os resultados;

Otimize os processos e aumente a performance das operações.


https://revistacampoenegocios.com.br/planejamento-e-fundamental-para-sucesso-da-fruticultura/